Results for 'David Em Sappington'

967 found
Order:
  1.  29
    The Effects of Reinsurance in Financing Children's Health Care.David Em Sappington, Sema K. Aydede, Andrew Dick, Bruce Vogel & Elizabeth Shenkman - 2006 - Inquiry: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 43 (1):23-33.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  2
    História E Estrutura Em Maurice Merleau-Ponty E Claude Lévi-Strauss.Davide Scarso - 2009 - Phainomenon 18-19 (1):207-226.
    In one of the working notes from the Visible and the Invisible, Merleau-Ponty expresses the intention of resuming his critique of Lévi-Strauss ‘s notion of Gestatung in a future version of the text. The recent publication of the notes from the course at College de France (1954-55), and particularly the first of them regarding “L ‘institution dans ľhistoire personelle et publique”, allows a more thorough understanding of that otherwise rather obscure reference. In this paper, we track Merleau-Ponty’s critique of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A crítica à democracia liberal em Carl Schmitt e Robert Kurz: um estudo comparativo.David Gonçalves Borges - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):194-210.
    Este artigo tem por objetivo analisar comparativamente as semelhanças contidas nas críticas à democracia liberal presentes em alguns trabalhos selecionados de Carl Schmitt e Robert Kurz. A despeito da estreita associação do primeiro autor com o regime nazista após 1933 e do segundo ser normalmente caracterizado como um pensador marxista, são verificáveis inúmeras similitudes entre ambos quando se propõem a analisar as características do liberalismo parlamentar das democracias do século XX. Uma hipótese que pode explicar tais semelhanças seria a influência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Luta estratégica para obter lealdades: discurso e políticas em direção a huaqiao华侨 através de relatórios de conferência na China.David Ibarra Arana - 2020 - Dialogos 24 (1):137-177.
    No contexto da Guerra Fria, são analisados os relatórios das conferências relacionadas aos Huaqiao, ou chineses estrangeiros, entre 1951 e 1953. Esse foi um período inicial de políticas divididas entre as comunidades chinesas no exterior, entre o governo da República Popular da China e Guomindang, em Taiwan. Mais do que apoiar as populações chinesas no exterior, enfrentando dinâmicas de exclusão e discriminação nos países em que residiam, esses governos chineses encontraram nos compatriotas estrangeiros um cenário de luta por lealdade através (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Um ensaio histórico sobre a cavalaria e a honra dos modernos David Hume Apresentação e tradução: Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro.David Hume & Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    O texto a seguir, intitulado “Ensaio Histórico sobre a Cavalaria e a Honra dos Modernos”, foi escrito durante a juventude de David Hume, certamente antes da publicação do Tratado da Natureza Humana. Ainda não há consenso inabalável sobre o ano em que esse ensaio foi produzido. John Hill Burton, que o publicou pela primeira vez, em 1846, considera que Hume o teria escrito em 1727, logo após deixar o Edimburgh College. J. Y. T. Greig propõe uma conjectura um pouco (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    A “constitucionalização da violência” em tempos de autoritarismo: violência de Estado e direitos humanos no Brasil.David Castro Netto & Márcio José Pereira - 2019 - Dialogos 23 (3):52-77.
    O objetivo deste artigo é discutir o tratamento dos direitos humanos nos dois momentos de autoritarismo vividos no Brasil, na ditadura do Estado Novo e durante a ditadura militar. A partir de uma breve historicização do tratamento de questões relativas aos direitos fundamentais nas constituições de 1824 e 1891, demonstraremos como os regimes de exceção arquitetaram um conjunto jurídico que visava garantir a ação repressiva do Estado mantendo um conjunto significativo da população sob vigilância.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Diálogos sobre a religião natural: inclui seleção de cartas de Hume feitas à época de sua revisão da obra, além de fragmentos inéditos em português.David Hume - 2016 - Salvador, Bahia: EDUFBA. Edited by Bruna Frascolla & David Hume.
    Diálogos sobre a religião natural -- Cartas selecionadas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  9
    "A Antropologia da Inf'ncia Chegou Para Ficar": Entrevista Com David Lancy.David Lancy, Chantal Medaets, Gabriela Tebet & Flávia Pires - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-20.
    O texto discute a consolidação do campo da antropologia da infância a partir de um diálogo com David Lancy, professor emérito de antropologia na Universidade do Estado de Utah, Estados Unidos, e uma das figuras-chave da institucionalização do campo naquele país. A partir de uma entrevista com Lancy na ocasião do lançamento da terceira edição de seu livro The Anthropology of Childhood, apresentamos as principais contribuições deste autor a um público lusófono e discutimos temas chave para os estudos da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Intoxication, Death and the Escape from Dialectic in Seneca's EM.David Merry - 2021 - In Boris Vezjak (ed.), Philosophical imagination: thought experiments and arguments in antiquity. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Press. pp. 99-114.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10. Geração Simples e Matéria Prima em G.C. I.David Charles & Luis Fontes - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
    At the end of I.3, 319a29ff, Aristotle asks a series of questions. This difficult and condensed passage, whose translation is controversial at some points, raises two questions: what is what is not without qualification? and is the matter of earth and fire the same or different? In this essay, I shall focus on the second question.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  4
    A Educação Como Ferramenta Emancipadora Em István Mészáros.David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento & Roberta Liana Damasceno Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):173-185.
    O presente trabalho expõe de que forma a educação pode ser utilizada como ferramenta emancipatória para a superação do capital, tendo como base teórica o pensamento de István Mészáros. O principal objetivo dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância, é a emancipação humana. Objetivo este alcançado quando o ser humano finalmente compreende, seja teoricamente ou na prática, todas as características de funcionamento de sua sociedade e de seu gênero, de tal forma que a luz científica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    O valor das humanidades em um tempo técnico-científico.Thiago David Stadler - 2016 - Dialogos 20 (2):205.
    Neste artigo nos propomos a analisar algumas questões em torno da noção de utilidade e serventia das ditas humanidades. O pensar não vinculado a um pronto utilitarismo é sinônimo de inutilidade? Para responder a esta questão levantamos certos aspectos históricos que fundamentam o automático vínculo entre a utilidade e as ciências e a desvalorização dos saberes que não produzem um produto imediato. Não se trata de um manifesto contra as ditas ciências duras nem de um panegírico às humanidades. São reflexões (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Filosofia Contemporanea em Açao.Havi Carel & David Gamez (eds.) - 2008 - Artmed.
    O que queremos dizer atualmente quando falamos sobre filosofia? Como a filosofia se relaciona com a ciência, com a política e a literatura? Que métodos o filósofo moderno utiliza, e como a filosofia progride? A filosofia é diferente de um lugar para outro? O que a filosofia pode fazer por nós? E o que não pode fazer? Este livro diz o que a filosofia é e também nos mostra a filosofia contemporânea em ação.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Michel Foucault e a Governamentalidade Brasileira Em Tempos de Coronavírus.Manoel Rufino David de Oliveira & Vitória de Oliveira Monteiro - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):167.
    O presente artigo busca compreender o conceito de biopolítica na teoria de Michel Foucault e avaliar sua importância para analisar o contexto da gestão política quanto à andemia do coronavírus no Brasil. Em primeiro lugar, será discutida a biopolítica na obra “Microfísica do Poder” e sua relação com as políticas brasileiras de gestão em saúde em face do coronavírus. Posteriormente, será examinada como o sentido de biopolítica na obra “Emdefesa da sociedade” se relaciona com o genocídio do povo negro e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização.David Basso, Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, Denize Grzybovski, Indaia Dias Lopes & Roseli Fistarol Krüger - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):134-144.
    Este artigo tem como objetivo compreender a institucionalização e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar enquanto um conselho gestor de política pública no município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar sua atuação e os desafios da gestão. O referencial teórico utilizado foi de conselhos gestores de políticas públicas na perspectiva da gestão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso único, com abordagem qualitativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Os preconceitos do “último homem” - Sobre a nova determinação da humanidade em Aurora.David Simonin - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):15-40.
    The aim of this essay is to seek out the prototype of the last man in Dawn, Thoughts on the Presumptions of Morality (1881) and to present them in the light of the critique of prejudices as it is carried out in this work. In the third book, in particular, one can find an exact representation of the last man. Under the features of modern humanity and its prejudices, it is first and foremost the aporia of a certain type of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  50
    Misrepresentation and mental appearance.David Rosenthal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):49-74.
    I begin by discussing an objection often lodged against higher-order theories of consciousness. The objection is that those theories do not preclude consciousness from misrepresenting the mental properties of our conscious states. I argue that there are several reasons why this objection cannot succeed. Sam Coleman agrees that the objection fails, but sees it as pointing to a related objection, which he argues poses difficulties the higher-order theorist cannot avoid. His solution is a variant theory of consciousness that invokes mental (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  18. Nothing more than feelings? The role of emotions in moral judgment.David Pizarro - 2000 - Journal for the Theory of Social Behaviour 30 (4):355–375.
    In this paper, I review the primary arguments for the traditional position that holds emotions as antagonistic to moral judgments. I argue that this position is untenable given the information about emotions and emotional processes that has emerged in the psychological literature of recent years. I then offer a theoret- ical model of emotive moral judgment that takes a closer look at how emotions, specifically empathy, play an integral role in the process of moral judgment. I argue that emotions should (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   47 citations  
  19.  14
    História e percepção: notas sobre arquitetura e fenomenologia.Davide Scarso - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):1049.
    A arquitetura fenomenológica não possui talvez a solidez e a homogeneidade de uma escola ou de um movimento em sentido estrito, mas representa, no entanto, um vetor notável do pensamento arquitetônico contemporâneo. Juntamente com as obras de Heidegger, as obras de Merleau-Ponty são utilizadas com frequência por aqueles que se reconhecem como representantes de uma arquitetura de inspiração fenomenológica. Neste artigo será analisado o papel que o pensamento de Merleau-Ponty desenrola nas obras e no pensamento de Juhani Pallasmaa e Steven (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Emotional, energetic, and entelic interpretants: epistemic and ethical pragmaticism in Ibri, Peirce, and Aristotle.David Dilworth - 2020 - Cognitio 20 (2):304-342.
    A semiótica ontológica de Peirce retomou o sentido de práxis racional de Aristóteles em seu sentido compartilhado da função de mediação do Interpretante lógico. O artigo está dividido em três partes. A primeira delineia a conceitualização de Ivo Assad Ibri da semiose de Peirce com relação à diferença entre o Interpretante emocional e o lógico, em especial com relação ao primeiro nos modos “degenerados” de fixação de crença e conduta; a segunda parte explica a conceitualização inicial de Peirce daquela doutrina (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  27
    Structure‐guided insights on the role of NS1 in flavivirus infection.David L. Akey, W. Clay Brown, Joyce Jose, Richard J. Kuhn & Janet L. Smith - 2015 - Bioessays 37 (5):489-494.
    We highlight the various domains of the flavivirus virulence factor NS1 and speculate on potential implications of the NS1 3D structure in understanding its role in flavivirus pathogenesis. Flavivirus non‐structural protein 1 (NS1) is a virulence factor with dual functions in genome replication and immune evasion. Crystal structures of NS1, combined with reconstructions from electron microscopy (EM), provide insight into the architecture of dimeric NS1 on cell membranes and the assembly of a secreted hexameric NS1‐lipid complex found in patient sera. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  10
    Das Observações Filosóficas à Unidade da Ciência.David Gerald Stern - 2009 - Dois Pontos 6 (1).
    No verão de 1932, Wittgenstein alegou que o artigo recentemente publicado porCarnap “Linguagem Física como Linguagem Universal da Ciência” fez uso extensivo e semmenções das idéias do próprio Wittgenstein. Em uma carta a Schlick, ele se queixou que“em breve estaria em uma situação na qual seu próprio trabalho seria considerado mera-mente como uma versão requentada ou plágio do de Carnap”. Neste artigo, examino arelação entre o artigo de Carnap, posteriormente reimpresso como A Unidade da Ciência, eo tratamento dispensado por Wittgenstein, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Uma espécie de história da minha vida.David Hume & Jaimir Conte - 2013 - Revista Litterarius 2 (12):1-8.
    Tradução para o português de "Uma espécie de história de minha vida" (A kind of history of my life), ou Carta a um médico (A Letter to a Physician), uma carta escrita por Hume (1711-1776), endereçada em março ou abril de 1734 a um médico não identificado (segundo Norton provavelmente John Arbuthnot ou George Cheyne), na qual Hume pede alguns conselhos para continuar com o seu trabalho filosófico. O título atual é extraído do primeiro parágrafo.A carta foi escrita em 1734, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  41
    A Consistent Set of Infinite-Order Probabilities.David Atkinson & Jeanne Peijnenburg - 2013 - International Journal of Approximate Reasoning 54:1351-1360.
    Some philosophers have claimed that it is meaningless or paradoxical to consider the probability of a probability. Others have however argued that second-order probabilities do not pose any particular problem. We side with the latter group. On condition that the relevant distinctions are taken into account, second-order probabilities can be shown to be perfectly consistent. May the same be said of an infinite hierarchy of higher-order probabilities? Is it consistent to speak of a probability of a probability, and of a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  25.  26
    Investigação e Paradoxo do Mênon: Aristóteles, Segundos Analíticos II 8.David Bronstein - 2010 - Dois Pontos 7 (3).
    Este artigo discute certos problemas que aparecem na teoria aristotélica da investigaçãocientífica no capítulo 8 do livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles. Aristótelesdistingue três estágios de investigação científica. Meu ponto é que a teoria aristotélicada investigação científica consegue evitar o paradoxo de Mênon – sobre a impossibilidadede qualquer investigação – apenas se o segundo estágio reconhecido por Aristóteles, oestágio em que se estabelece que o objeto existe, for entendido como estágio em que seestabelece que o objeto em questão existe (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  3
    A ruptura na química entre o senso comum e o conhecimento científico a partir da análise de Gastón Bachelard.David Velanes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):187-203.
    O objetivo deste artigo é demonstrar a ruptura entre senso comum e conhecimento científico da Química a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Como fio condutor para tal análise, tomou-se os conceitos de materialismo imediato e materialismo instruído, que aparecem principalmente na obra bachelardiana Le Matérialisme Rationnel de 1953, como grandes bases de pensamentos que fundamentaram a ciência Química em períodos históricos diferentes. Demonstrar-se-á que, na epistemologia de Bachelard, o conceito de materialismo imediato equivale ao momento em que ocorria continuidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. John Rawls’s Appropriation of Adam Smith.David Johnston - 2010 - Dois Pontos 7 (4).
    Ainda que Rawls se refira poucas vezes a A. Smith, as idéias e argumentos de Ariqueza das nações são centrais para a sua teoria da justiça. Este artigo pretende mostrarque sem as idéias que Smith propõe em A riqueza das nações, Rawls não teria sido capazde escrever A teoria da justiça As idéias de A riqueza das nações fornecem a Rawls aquestão central da teoria da justiça. Elas também fornecem o componente chave da suaresposta a esta questão, sem o qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    The interfactic space: khôra and Leiblichkeit according to Marc Richir.Davide Eugenio Daturi - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):187-210.
    Marc Richir é, sem dúvida, um dos leitores mais profundos e atentos dos textos de Edmund Husserl. A capacidade deste autor para entrar em diálogo com o filósofo alemão, cujo valor, mas igualmente as limitações soube reconhecer, coloca‑o no centro do discurso filosófico da segunda metade do século XX e até hoje. O vigoroso caminho fenomenológico de Richir começa durante os anos 80, quando as obras do filósofo começam a tomar forma de um discurso denso e articulado em torno dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Maquiavel E a virtù popular.Antônio David - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:165.
    Nas primeiras linhas de seus Discorsi, ao comparar a fundação de Roma com a fundação de Esparta, Maquiavel afirma: " se Roma não teve a primeira fortuna, teve a segunda". Nesse artigo, examinaremos no que consiste a segunda fortuna e sua possível relação com a virtù popular. Opondo-se à tradição, que associa perfeição à indivisão social e ausência do conflito, Maquiavel mostra que foi exatamente a desunião entre a plebe e os grandes o fator que operou decisivamente em favor da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    O vulgo E a interpretação da obra de espinosa.Antônio David - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:141-162.
    O artigo procura mostrar, com base no parágrafo 17 do Tratado da Emenda do Intelecto, a centralidade do conceito de vulgo para a interpretação da obra de Espinosa. Para tanto, discute-se a relação entre imagens e conceitos na teoria do conhecimento em Espinosa, bem como a relação entre linguagem e filosofia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Interpretações analítica, fenomenológica e pragmatista da oficina da física: uma hermenêutica comparativa na perspectiva peirciana.David A. Dilworth - 2018 - Cognitio 19 (1):88-109.
    Com referência ilustrativa à “filosofia da física,” o artigo analisa as diferenças entre as escolas analítica, continental e pragmatista como culturas eidéticas e agremiações concorrentes na filosofia profissional de hoje. A filosofia de Peirce emerge considerável como não apenas relevante para a filosofia da física, mas também, para uma hermenêutica comparativa das três escolas. Seu cosmomorfismo possui laços vitais com a história da filosofia, laços que estão, em geral, ausentes nos campos escolásticos contemporâneos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    O argumento das artes m'nticas no corpus hermeticum 12.19.David Pessoa de Lira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):283-303.
    O presente artigo trata de um objeto da História da Filosofia. Sendo assim, objetiva analisar as correlações literárias dos textos de Timaeus 71E - 72B, Symposium 202E – 203A e Phaedrus 244B-244E em relação ao Corpus Hermeticum 12.19, com a finalidade de encontrar supostas fontes enquadradas no texto hermético, e saber como elas foram retrabalhadas nele. Assim, busca perguntar pela origem, história, significado e aplicação de motivos que incidem nos textos cotejados, incluindo o Corpus Hermeticum 12.19, perscrutando as correlações histórico-religiosas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  18
    A Hesitação de Jürgen Habermas.David F. L. Gomes - forthcoming - Dissertatio:179-212.
    este artigo objetiva apresentar um panorama sobre o modo como Habermas aborda a relação entre capitalismo, democracia e crise no marco de suas análises sobre o Estado de Bem-Estar Social. Para tanto, divide-se sua obra em 4 momentos: o primeiro de 1962 a 1971; o segundo de 1973 a 1981; o terceiro de 1985 a 1992; e o último de 1992 até os dias de hoje. Sua principal justificativa é a relevância contemporânea dessa discussão, em face das recentes ameaças autoritárias (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Das Observações Filosóficas à Unidade da Ciência.David Gerald Stern - 2009 - Dois Pontos 6 (1).
    No verão de 1932, Wittgenstein alegou que o artigo recentemente publicado porCarnap “Linguagem Física como Linguagem Universal da Ciência” fez uso extensivo e semmenções das idéias do próprio Wittgenstein. Em uma carta a Schlick, ele se queixou que“em breve estaria em uma situação na qual seu próprio trabalho seria considerado meramentecomo uma versão requentada ou plágio do de Carnap”. Neste artigo, examino arelação entre o artigo de Carnap, posteriormente reimpresso como A Unidade da Ciência, eo tratamento dispensado por Wittgenstein, nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Questão Agrária nos Livros Didáticos de Geografia.David Gomes Castanho - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Possíveis contribuições da filosofia dos aspectos modais de Herman Dooyeweerd para a crítica do reducionismo da química a física.David Monteiro de Souza Junior & Wellington Pereira de Queiros - 2023 - Perspectivas 8 (1):105-140.
    A química e a física, em seu contexto histórico e cultural, se desenvolveram paralelamente no escopo da filosofia natural, e a química em especial, com elementos oriundos da medicina metalurgia e alquimia. O caráter tecnológico, pragmatismo e desinteresse metafísico dos químicos aliado a uma visão reducionista da química a física foram obstáculos relevantes para desenvolvimento tardio de uma filosofia da química. O uso de métodos analíticos de investigação química, como a espectroscopia, evidencia estreita relação histórica entre química e física na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    A definição de zenão da phantasia kataleptike.David Sedley - 2014 - Prometeus: Filosofia em Revista 7 (15).
    Zenão de Cítio, o fundador do Estoicismo, introduziu como critério de verdade a impressão cognitiva, definida como “a partir do que é”. Esse “a partir” veio a ser interpretado por estoicos posteriores como causal, mas argumenta-se aqui que o próprio Zenão concebeu-o antes em um sentido “representacional”..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  10
    A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo.David Inácio Nascimento - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):539-560.
    Muitos filósofos utilizaram o jornalismo como meio para expressar suas ideias. Depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, Sartre, Adorno, Arendt, publicaram em jornais ou concederam entrevistas problematizando aquele evento: seus motivos, consequências e, sobretudo, as formas de evitar outras catástrofes. A partir de 1960, na França, Michel Foucault teve intensificada sua relação com jornais e jornalistas: concedeu entrevistas; participou de debates; publicou informativos e respostas a críticos; e, inclusive, atuou na criação do jornal Libération, em 1972. Quanto aos escritos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade atual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Trabalho E história: Espinosa E a gênese do direito comum.Antônio David - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:173-215.
    Assunto pouco estudado na obra de Espinosa, o trabalho ocupa centralidade em seu pensamento acerca do direito comum. Através do exame das ocorrências do trabalho nos dois tratados políticos, bem como da observância da correta tradução de _ opera mutua _, procura-se jogar nova luz sobre a história em Espinosa, em particular sobre a gênese do direito comum e sobre as ideias de justiça e injustiça nesse autor.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Emergência.David Yates - 2022 - COMPÊNDIO EM LINHA DE PROBLEMAS DE FILOSOFIA ANALÍTICA 2022:1-33. Translated by Diogo Fernandes.
    Neste artigo, discuto o problema das propriedades emergentes, começando por apresentar uma concepção tradicional de acordo com a qual estas propriedades exibem três características definidoras: elas dependem de propriedades e relações físicas, mas constituem, em relação a estas, uma novidade e, como tal, não são delas deduzíveis. Em primeiro lugar, discuto algumas das razões gerais que explicam o facto de tradicionalmente se supor que este tipo de novidade – e.g. causal ou qualitativa – parece exigir que as propriedades emergentes não (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Cqc de 1ª ordem aplicado ao quadrado lógico e silogismo: Uma formalização adequada para o verbo “ser”.David Guarniery - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):96-127.
    Para melhor compreensão do Quadrado Lógico (QL) das oposições, bem como para os Silogismos (SL), é comum a apresentação de fórmulas do Cálculo Quantificacional Clássico de 1ª Ordem (CQC). Contudo, a formalização tradicional, amplamente divulgada, não nos permite a demonstração de todos os valores conhecidos ao QL; também não nos permite a correta demonstração do status semântico de alguns SL; e, por conseguinte, não traduz (formaliza) adequadamente verbos tais como “ser”, “igualar”, “identificar”, “equivaler” e outros do tipo à linguagem do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Emmanuel Levinas: A Jewish Thinker.David Patterson - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):591 - 608.
    This article argues that the philosophy of Emmanuel Levinas does not fall into the categories of postmodern thought; rather, it represents a fundamentally Jewish way of thinking that, in many ways, is opposed to postmodernism. The paper begins with a consideration of what makes Jewish thought Jewish and explains how and why the thinking of Levinas is defined by distinctively Jewish categories. It addresses his stance toward Torah and other sacred Jewish texts, as well as his view of creation and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    The Idea of Progress in the Thought of Richard Rorty.David Erlich - 2013 - Cultura:361-386.
    O presente artigo visa analisar o conceito de progresso no pensamento de Richard Rorty. O interesse desta análise justifica-se com o facto de o filósofo norte-americano rejeitar a herança do racionalismo iluminista e a acepção de progresso que lhe subjaz, mas, ainda assim, manter um vincado uso de tal termo. Na parte I, expor-se-á a crítica rortiana ao pro­gresso encarado numa perspetiva racionalista; na parte II, retratar-se-á o progresso preco­nizado pelo autor norte-americano; e finalmente, na parte III, sugerir-se-á que, em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Fisiologia de Henry Thoreau.Juan David Almeyda Sarmiento & Rogerio Da Silva Lima - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (2):299-319.
    O presente artigo busca compreender o conceito de corpo em Henry David Thoreau. Para isso, o texto se divide em três momentos: o primeiro, que tem por objetivo expor como se entende, inicialmente, o corpo como um dualismo preso entre as experiências do civilizatório e o selvagem; o segundo, que parte de uma compreensão desde a experiência dos rios para expor uma corporalidade líquida como ponto conhecimento e de relação com o mundo; e, finalmente, o terceiro expõe a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder para mostrar como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A teoria do destino condicional no Corpus hermeticum 12.5-9.David Pessoa de Lira - 2023 - Griot 23 (1):209-228.
    O tópico do presente artigo é a teoria da _ε__ἱ__μαρμένη_ [_heimarmen__ē_]. Ele analisa focalmente a relação da teoria da _ε__ἱ__μαρμένη_ do _Corp. Herm._ 12.5-9 e de fontes médio-platônicas. Os resultados da análise se limitam a responder as teorias da _ε__ἱ__μαρμένη_ do hermetismo e do médio-platonismo. No entanto, existem diferentes pontos de vista sobre a teoria da _ε__ἱ__μαρμένη_ no médio-platonismo. Assim, o escopo envolve principalmente o _Corp. Herm._ 12.5-9, _De Fato_ de Plutarco de Queroneia, _De Doctrina Platonis_ de Alcínoo e _De (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Otherness, human biology, and biomedicine.Juanma Sánchez-Arteaga, Davide Rasella, Laia Ventura Garcia & Charbel El-Hani - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):615-641.
    RESUMOO presente artigo analisa processos de alterização na biologia humana e na biomedicina. A alterização é entendida aqui como o processo cultural de produção de alteridades por meio da delimitação, rotulação e categorização das formas possíveis de ser outro, desde um determinado marco de referência sócio-histórico. Ainda que a alterização faça parte de qualquer processo de delimitação de categorias de identidade no seio de uma cultura - e, nesse sentido, possa apresentar visões do outro tanto positivas quanto negativas -, aqui (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Hestórias clínicas: categorias para o corpo que adoece.Luis David Castiel - 1999 - In Sábado Nicolau Girardi, Jeni Vaitsman & Peter Munz (eds.), A ciência e seus impasses: debates e tendências em filosofia, ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    PLÍNIO, CARTAS, LIVRO X Tradução das epístolas trocadas entre Plínio, o Jovem, e Trajano.Thiago David Stadler - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967